NACIONALNOTÍCIAS

Norte é uma das regiões em que maior parcela de brasileiros nunca viu filme nacional, diz pesquisa

A parcela de Nortistas que vão frequentemente aos cinemas ou que foram a uma sessão com a reabertura das salas comerciais, 28% nunca viram um filme nacional. É o que diz a pesquisa Itaú Cultural e Datafolha sobre hábitos culturais verificou a percepção dos brasileiros sobre o cinema nacional na tela grande e no streaming.

O levantamento mostra que os espectadores que costumam ir ao cinema ou foram a uma sessão com a reabertura das salas comerciais (60% dos brasileiros), só 24% declararam ter visto muitas vezes um filme nacional na tela grande; a maioria, 57%, viu poucas vezes e 19% nunca viram um filme nacional nos cinemas.

Segundo a pesquisa, o hábito de assistir a filmes nacionais no cinema é maior entre os indivíduos de maior renda: dos que viram muitas vezes, 31% são da classe AB, 23% da C e 12% da DE. A tendência se inverte entre os que viram poucas vezes: 53% são da classe AB, 59% da C e 62% da DE. Entre os que nunca viram um filme nacional no cinema, 16% são da classe AB, 18% da C e 26% da DE.

Já em relação ao acesso dos filmes brasileiros pelo streaming (71% dos entrevistados) a pesquisa apontou que a demanda que 23% viram muitas vezes, 56% poucas vezes e 22% nunca assistiram a um filme brasileiro nesse formato. Assim como nos cinemas, os que mais acessam filmes brasileiros nas plataformas são os indivíduos de maior renda e maior escolaridade: na classe AB, 32% viam muitas vezes; na classe C, 18%; e na DE, 16%. Na classe AB, 53% viram poucas vezes; e na C e na DE, o índice foi o mesmo, 57%. Os que nunca viram uma produção nacional em plataformas sob demanda, na classe AB são 16%; na C, 25% e na DE, 27%.

O levantamento ouviu 2.276 indivíduos em todo o Brasil, de 16 a 65 anos, entre os dias 10 de maio e 9 de junho. O índice de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Sobre os pontos negativos do cinema nacional, 40% disseram não gostar do conteúdo com palavrões e excesso de violência, 16% não gostam dos gêneros dos filmes brasileiros, 7% não gostam da execução, 3% acham a produção e direção ruins, 12% não sabem o que desagrada nos filmes brasileiros e 16% não responderam.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar