CORONA VÍRUS

Atendimento exclusivo para Covid-19 na Policlínica Itinerante do Hangar é retomado pela Sespa

Como medida preventiva contra o novo coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vai retomar os atendimentos para pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19 na Policlínica Itinerante montada ao lado do Hangar, no bairro do Marco, em Belém. A medida foi divulgada na tarde de quinta-feira, 29, pelo governador, Helder Barbalho, após reunião com o comitê que analisa as estratégias de enfretamento à Covid-19 no Pará.

Sintomas leves – A partir deste sábado, 31, das 10h às 17h, pessoas com sintomas gripais leves e moderados poderão buscar assistência médica na unidade, onde serão disponibilizadas consultas, exames e medicamentos em caso de necessidade. Casos mais graves da doença ou pessoas com falta de ar, insuficiências respiratórias, devem buscar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-socorros.

“O Governo do Estado vem acompanhando continuamente os casos do novo coronavírus na capital paraense e levando em consideração que estamos entrando no período de chuvas, popularmente conhecido como período das viroses, estamos nos antecipando e abrindo novamente uma porta da Policlínica no Hangar, para que haja mais uma referência no atendimento e orientação da população”, explicou o secretário adjunto de Saúde, Sipriano Ferraz.

Cuidados – O reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Marcel do Nascimento Botelho, alerta que o vírus ainda circula pelo estado do Pará e que todas as medidas de prevenção devem continuar sendo colocadas em prática para que se mantenha a estabilidade da doença até que haja vacina.

“É preciso deixar muito claro para todos que a pandemia não acabou, o vírus continua circulando, então o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos continuam sendo indispensáveis para a proteção contra a Covid-19″, disse Marcel.

Tivemos ações assertivas que resultaram na redução do número de casos e internações e para continuarmos com essa tendência de queda não podemos relaxar. O retorno de algumas atividades é necessário também para que a população sobreviva, mas isso não pode vir com o descuido da saúde”, avaliou o reitor.  

Dados – Quanto aos dados informados pelos municípios sobre o novo coronavírus, o diretor de desenvolvimento de sistemas da Prodepa, Gustavo Costa, que gere o portal de monitoramento da Covid-19, afirma: “Mesmo tendo um leve aumento no número de casos no setor privado da Grande Belém, o que se nota, a partir dos dados repassados pelos municípios, é que o novo coronavírus continua estável no Pará, e continuamos registrando queda ao comparar com o momento que vivemos em maio no pico da pandemia. Também permanece o mesmo bandeiramento já estabelecido”.

Outras medidas – O governador Helder Barbalho informou à população que o sistema público estadual continua sob controle e que as demandas por leito e internações são acompanhadas diariamente. Durante o pronunciamento, foram informadas todas as medidas preventivas que vêm sendo adotadas para combater a Covid-19 no Pará.

“Nesse momento, o Hospital de Campanha de Belém tem ocupação estável com 91 pacientes no total. O Estado tem tomado outras medidas como o aditivo de contrato do Hospital de Campanha em Marabá para atender a região Sul e Sudeste; consolidando estratégias em Santarém, para a mudança de perfil de algumas alas do Hospital Regional de Santarém para atender a região do Baixo Amazonas; o suporte do Hospital Regional de Itaituba e com isso garantindo o atendimento hospitalar”, informou o governador.

Serviço: A Policlínica Itinerante instalada ao lado do Hangar funcionará, excepcionalmente, neste sábado, dia 31, das 10h às 17h. A partir de domingo, 1o., o atendimento será realizado em todos os dias, das 8h às 17h.

Fonte: Agência Pará

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar