POLÍTICA

Sete deputados cobram explicações do secretário estadual de Saúde sobre gastos e ações de combate à covid-19

Deputados estaduais enviaram ao Secretário estadual de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, um ofício requerendo informações sobre as ações do governo estadual para combater à covid-19. 

O grupo de deputados que assinou o ofício também convidou o secretário para participar de reunião remota da Alepa para dar esclarecimentos sobre a pandemia do novo coronavírus ao parlamento estadual. Entre outros questionamentos, os parlamentares querem que o governo estadual dê transparência aos gastos dos recursos públicos usados nas ações contra o novo coronavírus e qual a taxa máxima de infecção e de mortalidade pela covid-19 no Pará?

No Ofício 01Covid/2020, os deputados afirmam que considerando o decreto de calamidade pública, enviado pelo Executivo Estadual e aprovado pela Alepa, em março, por causa da pandemia da covid-19, há necessidade de fiscalização dos recursos públicos empregados no enfrentamento da pandemia.

Portanto, os deputados solicitaram à Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) informações sobre os respiradores utilizados em pacientes em situações graves de covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs); também sobre os medicamentos utilizados para combater a doença; os hospitais de campanha; leitos disponíveis e hospitais privados.

Sobre os respiradores, os parlamentares querem informações sobre o nome da empresa que o governo adquiriu os equipamentos, valor do contrato, referências dos equipamentos, entre outros.

Também pedem que a Sespa explique ao parlamento, quais os medicamentos adquiridos e usados para combater a covid-19, critérios de uso e distribuição, quais municípios foram contemplados com a medicação, entre outras informações.

Os deputados também querem saber sobre a disponibilidade de leitos nas unidades públicas de saúde e a taxa de ocupação média desses hospitais.  

Outro questionamento do grupo é sobre a taxa de ocupação nos hospitais de campanha; quantos leitos de UTI são disponibilizados nestas unidades; quantitativo de servidores e taxa de ocupação  diária.

Sobre os hospitais privados, os parlamentares pedem informações sobre quantos foram contratados pela Sespa; taxa de ocupação e quantos leitos de UTI eles dispõem para pacientes de covid-19?

Assinaram o ofício os deputados estaduais: Eliel Faustino (DEM), Thiago Araújo (Cidadania), Heloísa Guimarães (DEM), Fábio Figueiras (PSB),  Orlando Lobato (PMN), Caveira (PP) e Toni Cunha (PTB).

Fonte Roma News

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar