BELÉMNOTÍCIAS

Volta do sistema BRT está sendo estudada e avaliada pela Prefeitura de Belém

Uma decisão sobre a retomada do funcionamento do sistema BRT pode ser tomada pela Prefeitura de Belém ainda nesta semana, com base em informações técnicas sobre a pandemia da Covid-19. A informação foi dada pela Prefeitura na terça-feira, 4.

As estações de passageiros do BRT estão paradas há quatro meses, por causa da pandemia; em contrapartida, os ônibus de linha normal (fora do BRT) mostram-se lotados, sobretudo, nos horários de pico.

Proposta – A Prefeitura de Belém informou que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) foi notificado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) a apresentar uma proposta operacional de retomada do Sistema BRT Belém.

“Em resposta, o Sindicato solicitou uma análise atualizada do setor de saúde do município, visto que os veículos articulados são dotados de ar condicionado e janelas sem possibilidade de abertura, assim como os terminais e estações também são ambientes fechados que, pela própria natureza do sistema de integração, acabam gerando acúmulo de passageiros nas áreas internas”, comunicou a Prefeitura.

A Prefeitura de Belém prossegue: “a retomada ou não do BRT Belém, portanto, está primeiramente em análise pelas autoridades de saúde competentes e depois ainda passará pela avaliação técnica da SeMOB”.

“Ao longo desta semana será anunciada a manutenção da suspensão ou, se a avaliação for pela retomada, será informado como ela se dará com mais segurança aos usuários e operadores do sistema”, diz a nota.

Autuações – A SeMOB mantém fiscalizações nos principais corredores da cidade, onde há grande movimentação de usuários entrando nos coletivos. Ao todo, a Superintendência já emitiu cerca de 200 autuações às empresas que descumprem determinações como trafegar com, no máximo, oito passageiros em pé.

“A SeMOB ressalta que existem pontos específicos e em horários de pico que apresentam maior concentração de pessoas, mas que não refletem o panorama geral do número de usuários do transporte público, que no mês de julho sofreu novamente uma queda”, reitera a Prefeitura.

Sindicato – O Setransbel informou, na terça-feira, 4, que, em conjunto com a SeMOB está monitorando diariamente o fluxo de passageiros no sistema para que seja definida a reabertura do BRT em condições de segurança para todos. “Há de se destacar que os ônibus articulados são equipados com ar-condicionado, que impedem a circulação da ventilação natural, esta recomendada para reduzir os riscos de contaminação por vírus”, destacou.

O Sindicato destacou que “o fluxo de passageiros tem sido de 55% do volume anterior à pandemia, e que, em geral, a ocupação efetiva nos ônibus só tem ocorrido nos horários de pico, das 7h às 8h e das 18h às 19h”.

“Durante o restante do dia, os ônibus circulam até mesmo só com motorista e cobrador, o que facilmente pode ser constatado nos principais corredores de tráfego da cidade”, assinala a entidade.

Outro fator que deve ser considerado para o reinício da operação, segundo o Setransbel, “é a capacidade operacional das empresas, que estão há quatro meses no vermelho, colapsadas pela pandemia, sem interromper o serviço essencial, sem realizar demissões no setor e, principalmente, sem qualquer auxílio do poder público”.

Fonte: O Liberal

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar