BELÉMDENÚNCIANOTÍCIAS

Vegetação toma conta de fiação elétrica na frente de igreja histórica de Belém

Um dia após mostramos aqui uma denúncia sobre a desordem na fiação elétrica em um trecho da avenida José Malcher, Centro de Belém, recebemos outra denúncia sobre o tema, mas desta vez sobre falta de manutenção e limpeza, além da falta de respeito ao código de postura municipal.

LEIA MAIS: VÍDEO: morador cobra Prefeitura de Belém e vereadores sobre fiação caótica na cidade

A cena no centro histórico de Belém revela a falta de zelo e respeito ao patrimônio histórico da cidade. A fiação elétrica na frente da Igreja Nossa Senhora do Rosário os Homens Pretos ficou totalmente encoberta por uma vegetação, que começa a lançar como um “tapete” verde, cobrindo boa parte da vista da igreja e de outras edificações históricas ao redor.

A vegetação saiu de um prédio histórico em ruína e foi tomando a fiação elétrica sob a rua até chegar a um dos postes na praça da frente da igreja.

Além de comprometer a estética da cidade, a vegetação pode trazer riscos e começar a danificar a estrutura.

SOBRE A IGREJA

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, fica em pleno centro comercial de Belém, na Rua Padre Prudêncio. Sua história e arquitetura são verdadeiras relíquias para ser conhecida e visitada.

Em 1682, foi construída uma pequena capela, que servia para orações dos negros. Somente em 1848 a igreja foi realmente terminada, com seu estilo barroco colonial, e tendo como arquiteto o italiano Antônio Landi, detentor de inúmeros prêmios em importantes Academias Italianas.

A Igreja mantém suas janelas primitivas, na fachada tem na parte superior o desenho do Rosário e internamente, a simplicidade associada a obras históricas, completam a importância do Templo.

Conta a história, que mesmo após o dia de trabalho escravo, os negros se doavam para de construção da Igreja.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar