NOTÍCIAS

Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada no Marajó

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a prorrogação da etapa de vacinação contra a febre aftosa para o rebanho localizado no arquipélago do Marajó. O prazo que se encerraria no dia 15 de outubro seguirá até o próximo dia 30 deste mês. No novo período, o produtor deve adquirir a vacina e imunizar o rebanho.

A prorrogação atende solicitação do setor produtivo que encontrou dificuldades para realizar a vacinação do rebanho em decorrência do alto nível das águas causada por fortes chuvas na região, o que dificulta o acesso às propriedades rurais e, por conseguinte, o manejo dos animais

Aós o período prorrogado, o produtor terá mais 15 dias para notificar a vacinação em qualquer escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) ou via internet, pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3), que está disponível no site da Adepará.

De acordo com a Adepará, atualmente, o Pará tem cadastrados 24.436.259 animais. Um percentual de 55% de todo o rebanho paraense têm idade acima de dois anos, espalhados por 104 mil propriedades rurais.

Ao final de todas as etapas da campanha no Pará, a meta é vacinar mais de 23 milhões de bovinos e mais de 333 mil bubalinos. Todas as ações de defesa agropecuária pretendem evitar prejuízos à produção, evitando a introdução e/ou a disseminação de doenças.

Cobertura vacinal – A campanha integra o Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa), destinado a alcançar a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em bovinos e bubalinos. Além da melhoria econômica, o Pnefa exige análise dos cenários e esforços das iniciativas públicas e privadas para que, até 2026, a vacinação contra a doença seja suspensa em todo o País.

Para comprovar a vacinação é necessário apresentar, além da nota fiscal de aquisição da vacina, a relação do rebanho, com a quantidade de animais, faixa etária e espécie trabalhada. O produtor que não notificar a vacinação estará sujeito à multa, cujo valor pode variar de acordo com a quantidade de animais.


Presente nos 144 municípios paraenses, a Agência mantém a Ouvidoria para recebimento de denúncias. No site www.adepara.pa.gov.br há os endereços e contatos dos escritórios em todo o Pará. Os telefones para contato são: (91) 3210-1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por celular, o contato é (91) 99392-4264.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar