A Universidade do Estado do Pará (Uepa) homenageará o Patrono da Educação do Brasil, Paulo Freire, com o título de Doutor Honoris Causa, que será recebido pela viúva do professor, Ana Maria Freire, e por seu filho, Ricardo Hasche. A entrega será na próxima quarta-feira (17), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, a partir das 19h30.
O reitor da Uepa, Clay Chagas, e o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, participarão da solenidade. A entrega será parte da programação do Seminário Estadual Centenário Paulo Freire, promovido pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), no Teatro Maria Sylvia Nunes.
Jornada – “Humanizar, Esperançar e Resistir: 100 Anos de Paulo Freire” será o tema da XVI Jornada Paulo Freire, do IV Encontro da Cátedra Paulo Freire e da II Semana Paulo Freire do Curso de Pedagogia, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa. Durante todo o dia 16, o CCSE receberá mesas e debates, em formato híbrido (presencial e virtual), sobre o legado de Paulo Freire.
O Centro reúne as principais instituições que incorporam o rico legado de Paulo Freire, como o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), a Cátedra Paulo Freire da Amazônia, o Curso de Licenciatura em Pedagogia e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Uepa. A relação com o educador é tão intrínseca, que o auditório principal do Campus I – onde serão realizadas as atividades – também leva o nome dele.
A programação começará no dia 16, às 8h30, com a solenidade de abertura, que contará com representantes de todos os movimentos que promovem o evento, além de gestores do Centro e da Reitoria da Uepa. Em seguida, iniciarão as programações específicas de cada um dos grupos e núcleos. Às 17h30, todos se unem para uma homenagem especial, da qual o Sindicato dos Docentes da Uepa (Sinduepa) também participará, com a presença da educadora Anita Freire. Ela também será agraciada por sua produção na área de educação.
Com informações Agência Pará