NACIONALNOTÍCIAS

Tubulação de barragem rompe no Ceará, e bombeiros avaliam se há necessidade de remover famílias

Jati (CE) – A tubulação de uma barragem que recebe águas da transposição do rio São Francisco se rompeu na tarde de sexta-feira, 21, em Jati, no interior do Ceará. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há relato de pessoas feridas.

O Ministério do Desenvolvimento afirma que, de acordo com as avaliações de engenheiros no local, “não há riscos à infraestrutura da barragem nem a regiões no entorno”. A pasta afirma ainda que uma equipe faz a manutenção do equipamento no local.

Por volta das 16h de sexta-feira, 21, um alarme disparou, causando alvoroço em Jati. “A população ainda está assustada. Nunca tinha passado por isso”, conta o agricultor Emílio Novaes. Com medo, alguns moradores da área correram para regiões mais altas, temendo que um possível rompimento causasse inundação. “Era muita informação trocada. As pessoas não sabiam da dimensão”, completa.

Veja a imagem:

A pressão da água causa apreensão a todos

Rompimento – O rompimento da tubulação ocorreu após a abertura de uma comporta da barragem, na quinta-feira, 20, após a sangria do reservatório.

Segundo o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, o jato d’água causou uma erosão na área que “aparentemente” não está afetando a contenção da água.

“O que ocorreu é que a tomada d’água apresentou um vazamento, houve um rompimento. Esse jato d’água todinho é devido à pressão. A preocupação é que esse jato está sendo jogado na ombreira da barragem e tem o processo erosivo, que aparentemente não afeta a barragem.”

O secretário afirmou também que o funcionário de uma empresa privada contratada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional foi acionado para fechar a comporta e interromper o fluxo de água. No entanto, o local sofreu uma queda de energia, e as autoridades aguardam a chegada de um gerador para acionar o controle da comporta.

Remoção de famílias – O tenente Aílton Lima, do Corpo de Bombeiros, afirmou que a corporação ainda avalia os danos ocorridos na tubulação e a necessidade de retirar famílias da região. “Eles [bombeiros enviados à cidade de Jati] vão verificar a necessidade de remoção de famílias, pessoas e bens que estejam em risco, na região próxima ao local onde essa água está escorrendo”, afirmou.

Conforme o tenente, a avaliação inicial é de que a barragem não sofreu danos, mas investiga se o escorrimento de água pode afetar a estrutura.

“Se houver risco de rompimento da barragem ou de inundação da área, a gente vai, junto com a Defesa Civil, promover uma evacuação do local”, afirma Aílton Lima.

“Se houver mais necessidade, a gente vai mobilizar mais bombeiros para fazer um trabalho mais efetivo na região”, completa.

Fonte: G1

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar