Belém (PA) – As Eleições 2020 estão previstas para o mês de novembro e serão marcadas pela escolha dos novos gestores municipais em todo o país. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) tem a missão de garantir o direito do cidadão de escolher seus representantes políticos nos 144 municípios paraenses.
De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas do TRE do Pará, Rodrigo Valdez, cada mesa receptora de votos deve ter quatro membros e cada local de votação, pelo menos um supervisor.
Mesários – A convocação dos mesários é feita por meio de edital publicado pelo Cartório Eleitoral, e também por uma “notificação” que normalmente é endereçada ao trabalho ou à moradia do convocado.
“Neste ano, o Tribunal regulamentou a possibilidade de que os cartórios eleitorais enviem a notificação de convocação por e-mail ou aplicativo de mensagem, desde que previamente autorizado pelo eleitor”, explica Rodrigo Valdez.
Voluntário – Quem pretende ser Mesário Voluntário nas eleições municipais ainda pode se inscrever. Os requisitos são: que o eleitor seja maior de 18 anos; que esteja em situação regular de sua inscrição na Justiça Eleitoral.
“As inscrições continuam abertas, ainda por tempo indeterminado, no site do TRE-PA. Não poderão servir como mesários, entretanto, os parentes de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, entre outros, conforme restrição do Código Eleitoral”, pontua o secretário.
Para inscrição como Mesário Voluntário basta acessar o site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Pará pelo endereço www.tre-pa.jus.br, buscando as abas Eleições e Eleitor/ Mesário.
Fonte: TRE-PA



