A proteção para impedir que alguém suba na torre que fica dentro das dependências da Escola Ducilla Almeida do Nascimento, no bairro Jardim Altamira, no sudoeste do Pará, começou a ser construída pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), na semana passada e deve ser concluída nos próximos dias.
“A obra de fato começou no dia 26 de maio. O prazo estipulado pela empresa para a conclusão da obra é de duas semanas. Esperamos que por conta do lockdown esse prazo não se estique, mas a 10º URE estará cobrando da empresa para a finalização da obra, que é de interesse público”, pontoou Edi Sousa, diretor da URE em Altamira.
Justiça – O isolamento da torre de 100 metros de altura, atende a uma determinação judicial do Ministério Público do Estado do Pará, que obrigou a Seduc a cercar e bloquear o acesso à torre de ferro que vinha sendo utilizada para a prática de suicídios por jovens.
Em março deste ano, dois casos de suicídios ocorreram nas dependências da escola, tendo como instrumento a torre de ferro.
Providências – Na época, a direção e o Conselho Escolar da Escola Estadual Ducilla Almeida do Nascimento, assinaram uma carta-denúncia pedindo providências.
Foi então que o Ministério Público Estadual ajuizou uma Ação Civil Pública na Comarca de Altamira e obteve uma decisão judicial favorável ao pedido de cercamento da torre como forma de prevenção de suicídios no local.
Fonte: A Voz do Xingu