NOTÍCIASO ED VOLTOU!POLÍTICA

Terminou: LDO é aprovada sem equiparação

Nesta quarta-feira, 30, a Câmara Municipal de Belém aprovou o Projeto Lei nº 08/2021 de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2022, de autoria do Executivo. Durante a votação, os parlamentares deram parecer contrário ao reajuste salarial dos servidores municipais.

Com essa decisão, milhares de servidores públicos municipais continuarão recebendo seus vencimentos abaixo do salário mínimo. A proposta foi enviada à Câmara pelo prefeito Edmilson Rodrigues e, defendida pelo vereador Fernando Carneiro, ambos do PSOL.

Vereador é questionada por internautas em sua rede social:

Reprodução Twitter
Reprodução Twitter

Proposta – Na pauta, o vereador Mauro Freitas (PSDB) propôs uma emenda em que obrigava a Prefeitura de Belém a equiparar o salário base do servidor público municipal ao salário mínimo, acompanhando o piso nacional. No entanto, o vereador que preside a Comissão de Economia e Finanças da Casa, Fernando Carneiro (Psol), colocou uma emenda similar, porém, que poderia ocorrer com formas de escalonamento, ou quando tivesse recursos para tal. Diante disso, o salário dos servidores segue congelado, pois não traz garantias sobre o aumento.

“Apenas quatro vereadores votaram a favor da emenda que obrigava a prefeitura a pagar o salário base mínimo”, frisa Mauro Freitas.

Leia mais em: Prefeito Edmilson não quer que a remuneração do servidor público seja atualizada

É importante lembrar que no último mês de maio, o funcionalismo público já se mostrava insatisfeito com a gestão de Edmilson, pois ele havia informado que não reajustaria os salários – indo na contramão das suas promessas de campanha.

Funcionários públicos de Belém já estão arrependidos de ter apoiado Edmilson Rodrigues

Falta – Outra situação que chamou atenção durante a sessão extraordinária, foi a ausência da vereadora Bia Caminha (PT), neste que trazia na pauta um debate fundamental para definir o futuro da classe dos trabalhadores. Nas suas redes sociais, a parlamentar divulgou vídeos afirmando que cumpriria agenda no estado do Maranhão e Piauí.

A última sessão antes do recesso na Câmara também foi alvo de críticas nas redes sociais pelo fato dos vereadores aprovarem o projeto que autoriza a Prefeitura de Belém a contratar empréstimos que chegam a meio Bilhão. Leia aqui.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar