O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Pará) abriu 2.140 vagas gratuitas em cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional por meio do programa Capacita COP30. As formações estão disponíveis nas modalidades presencial e a distância, em áreas estratégicas relacionadas à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro de 2025, em Belém.
As inscrições devem ser feitas pelo site capacitacop30.pa.gov.br. As datas de início variam de acordo com cada curso e município, mas as primeiras turmas começam no dia 22 de setembro.
Cursos ofertados
Entre as oportunidades presenciais estão formações como:
- Eletricista Predial
- Mecânico de Manutenção Industrial
- Instalador de Sistemas Fotovoltaicos
- Eletricista Industrial
- Assistente de Logística
- Almoxarife
- Técnicas de Informática
- Construção à Seco (DryWall)
- Alfaiataria em Camisaria Masculina
- Modelagem Industrial em Moda Infantil
- Técnicas de Pintura de Obras
Na modalidade a distância, serão oferecidos cursos em Higiene Ocupacional, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Governança Social e Ambiental e Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
As capacitações serão realizadas em unidades do Senai localizadas em Belém, Barcarena, Bragança, Castanhal e Paragominas, além da Escola Senai Digital, que permite acesso remoto em todo o estado.
Histórico do programa
O Capacita COP30 é desenvolvido pelo Governo do Pará em parceria com o Senai e outros órgãos. O objetivo é qualificar a população local para atuar em setores que ganharão demanda com a realização da conferência internacional.
Antes desta nova etapa, já haviam sido ofertadas 5.500 vagas gratuitas em cursos presenciais e on-line, abrangendo áreas como construção civil, alimentos, informática, segurança, serviços e atendimento. Essas formações alcançaram mais de 138 municípios com o apoio da Escola Senai Digital.
Conteúdo relacionado:



