AGRO

Ritual da derrubada dos mastros encerra arrastões do Arraial do Pavulagem, em Belém

O tradicional ritual da derrubada dos mastros, ocorreu neste domingo (7), e marcou o encerramento dos arrastões do Arraial do Pavulagem nas ruas de Belém e também a quadra junina.

O público se reuniu em frente ao Theatro da Paz, por volta das 9h, para iniciar o cortejo com a Roda Cantada. Em seguida, desceram a Avenida Presidente Vargas até a Praça Waldemar Henrique, onde aconteceu o encerramento da temporada junina, com a derrubada dos mastros.

Na tradição, os dois mastros, erguidos no dia 13 de junho, tiveram as bandeiras retiradas por um homem e uma mulher. Na cerimônia, cada um subiu em um mastro e retirou a bandeira do topo.

Nos últimos quatro finais de semanas, o Boi Azul, mais conhecido por Boi Pavulagem, deu cores e ritmos à capital paraense em cortejos que, segundo a organização, reuniu cerca de 35 mil brincantes a cada arrastão.

A arrastão do boi saiu da Praça da República, após a Roda Cantada, e seguiu pela Avenida Presidente Vargas até a Praça Waldemar Henrique, onde um palco foi montado para o show do Arraial do Pavulagem. Entre os convidados para o último dia de apresentações estiveram a cantora Nazaré Pereira e o cantor Manoel Cordeiro.

Também se apresentaram a banda Mestra DudAbelhas, que participação do grupo Arirambas, do quilombo Gibrié do São Lourenço em Barcarena (PA). O grupo de Carimbó Sancari, Edú Filho e Eduardo Du Norte também subiram ao palco.

“O Boi Pavulagem é um brinquedo encantador e cativante. Por isso que, quando chega essa época, é um momento de alegria para a nossa cidade, para o nosso povo paraense. Nosso sentimento de fazer parte já tem 37 anos de história. Aprendemos e aprimoramos ao longo do tempo, e isso se tornou nossa escola”, declarou o presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva.

Foto: Igor Mota / O Liberal

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar