Revisionismo de direita: Joelma troca letra de música para retirar “bruxaria”
Será feitiço? Cantora substitui referências esotéricas em hit para adequá-lo à sua fé
Belém, 17 de julho de 2023: De uns tempos para cá, vamos assistindo a uma espécie de revisionismo das obras artísticas para se adequarem a certos valores, seja do próprio artista ou da sociedade de uma maneira geral.
Esse “revisionismo”, certamente, também chegou até as letras das canções. É o caso, por exemplo, do cantor e compositor Chico Buarque, que decidiu excluir definitivamente a música “Com açúcar, com afeto”, um de seus maiores clássicos, de seu repertório de shows, por ver na letra traços de machismo.
O rapper Criolo alterou sua música “Vasilhame”, de 2006, e, no lugar de “os traveco tão aí! Alguém vai se iludir”, colocou “o universo tá aí! Alguém vai se iludir”.
A dupla Sandy e Júnior, por sua vez, seguindo a mesma linha, também alterou o final da letra de “Maria Chiquinha” por causa do conteúdo supostamente machista. No entanto, o revisionismo não se limita apenas à questões de machismo e homofobia.
Revisionismo de direita: A cantora paraense Joelma, ex-integrante da banda Calypso, também preferiu trocar a letra de uma de suas músicas em vez de eliminá-la completamente de seu repertório.
A música em questão trata-se de “Príncipe Encantado”, hit que estourou em 2002.
Acontece que a musa do calipso paraense, já há algum tempo se tornou evangélica, e portanto decidiu alterar a letra, substituindo as referências esotéricas e espíritas por trechos que transmitissem uma mensagem mais alinhada com sua nova visão de mundo.
Um dos versos da música trazia a seguinte letra: “Tentando desvendar os seus mistérios / Um copo sobre a mesa de Quijá, bola de cristal e cartas de baralho”.
Essa letra remetia ao esoterismo com a “bola de cristal” e “cartas de baralho”, e ao espiritismo com a “mesa de Quijá”, também conhecido como Tabuleiro Ouija.
A nova letra, entretanto, passou a ser cantada com as seguintes alterações: “Tentando desvendar os seus mistérios / Quem sabe um sonho possa me mostrar / ou mesmo que meu coração fique em pedaços”.
Anacronismo: Enquanto alguns veem nessas alterações um ato de liberdade e respeito às convicções pessoais do artista, além de uma adequação aos valores sociais atuais, outros veem apenas “anacronismo”. Anacronismo ou anticronismo consiste basicamente em utilizar os conceitos e ideias de uma época para analisar os fatos de outro tempo. Em outras palavras, o anacronismo é uma forma equivocada de tentar avaliar um determinado tempo histórico à luz de valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico.
É de se pensar!!!
Leia também:Joelma é socorrida pelo SAMU, cancela shows e deixa fãs desesperados



