CULINARIA PARAENSECULTURA PARAENSENOTÍCIAS

Restaurante paraense no Rio de Janeiro se destaca com carimbó, cachaça de jambu e iguarias típicas

A rua Riachuelo, no Rio de Janeiro, ganha um novo sabor e ritmo a partir das 13h do próximo domingo (10), com a presença do carimbó, churrasqueira acesa e uma variedade de sabores paraenses. O bar e restaurante “Pescados na Brasa” se tornou um verdadeiro “point cultural” entre os cariocas ao oferecer, uma vez por mês, uma imersão na rica cultura do Norte do Brasil. Os clientes têm a oportunidade não apenas de degustar os tradicionais peixes na brasa, mas também de experimentar iguarias típicas do Pará, como o tacacá. Além disso, saias de chita, tradicionalmente usadas no carimbó, estarão à disposição dos clientes que desejarem entrar na dança.

Adriana Veloso, cozinheira e sócia do “Pescados na Brasa”, é responsável por preparar pratos com o tempero especial da casa, incluindo delícias como vatapá paraense e maniçoba, uma combinação única de folha de maniva com defumados de uma feijoada tradicional, servida com arroz e farinha de mandioca.

“A ideia surgiu porque a maioria dos clientes queria experimentar os pratos antes de fazer o pedido. Muitos nunca haviam experimentado a culinária do Pará antes de visitarem o Pescados, então criamos o menu degustação. Todas as receitas são assinadas por mim e eu as preparo pessoalmente”, explica Adriana.

Além dos pratos saborosos, o “Pescados na Brasa” oferece uma carta de coquetéis elaborada pelo mixologista Thiago Teixeira, que apresenta uma variedade de ingredientes regionais. Entre as opções estão cinco tipos de caipirinhas, com sabores como tangerina, taperebá e pimenta de tucupi, limão e rapadura, maracujá e graviola. Destacam-se também as bebidas especiais, como a cachaça de jambu e limão com tintura de priprioca.

Entre os drinques mais requisitados estão o “Cupuaçu Amigo”, feito com gim, suco de cupuaçu, limão e doce de cupuaçu (para comer ou misturar com colher), e o refrescante “Treme Treme”, uma mistura de cachaça de jambu com limão e água tônica, complementada por folhas de jambu. Para a sobremesa, as opções incluem a torta de bacuri, o creme de bacuri e ganache de chocolate branco, finalizados com castanha-do-pará, e o pudim de cupuaçu com castanha-do-pará.

O “Pescados na Brasa” não apenas oferece uma experiência gastronômica única, mas também celebra a riqueza cultural e culinária do Pará em pleno coração do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar