No ano em que celebra 30 anos de história, o Rally dos Sertões de 2022 deixará de ser o maior rally da América Latina para se tornar o maior do mundo. E nesta edição comemorativa, pela primeira vez, o Pará estará na rota do evento. Os municípios de Paragominas e Salinópolis serão as duas cidades anfitriãs do evento, sendo que Salinas será a rota final da competição.
O percurso oficial foi apresentado em um evento realizado na escadaria do Museu do Ipiranga. O espaço, fechado há mais de nove anos, será reinaugurado em setembro, quando a declaração de independência completa 200 anos.
Serão 4.811 mil quilômetros cronometrados de prova – mais do que o Dakar, então o maior do mundo. O roteiro completo está no site do evento.
Além da própria corrida há toda uma programação turística. É possível optar por uma das expedições, que incluem percursos de poucos dias em locais de grande beleza natural – e dificuldade técnica menor para que mesmo que não tem muita experiência em circuitos off-road possa experimentar um pouco da aventura.