NOTÍCIASPará

Presidente do STF Luís Roberto Barroso participa de ação do CNJ no Marajó contra violência sexual

Ministro do STF esteve em Salvaterra para abertura da 5ª etapa da iniciativa que fortalece a rede de proteção a meninas e mulheres na região

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, esteve neste sábado (23) em Salvaterra, na Ilha do Marajó, para a abertura da 5ª etapa da Ação para Meninas e Mulheres do Marajó. A iniciativa é realizada pelo CNJ em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e instituições locais.

A programação começou no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Salvaterra, onde Barroso ministrou palestra a estudantes. Em seguida, o ministro se reuniu com magistrados e integrantes da rede de proteção social da região.

Segundo Barroso, o Poder Judiciário tem atuado de forma contínua para enfrentar a violência contra mulheres e crianças no arquipélago.

“Estamos há um ano investindo energia e esforços para enfrentar essa epidemia que é trágica: a violência contra crianças e mulheres, sobretudo a violência sexual, que apresentava índices totalmente fora de propósito no Marajó”, destacou.

A iniciativa busca ampliar o acesso à Justiça e à cidadania, com rodas de conversa, oficinas, debates e capacitações, além da instalação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs). Também estão sendo discutidos temas como feminicídio, gênero, atendimento às vítimas e fortalecimento da rede de proteção.

A ação faz parte das atividades do “Agosto Lilás”, mês nacional de combate à violência contra a mulher. A programação conta com o apoio do reitor da Uepa, Clay Anderson Nunes Chagas, e da coordenadora do campus XIX, professora Carmelita Amaral Ribeiro.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar