O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, esteve neste sábado (23) em Salvaterra, na Ilha do Marajó, para a abertura da 5ª etapa da Ação para Meninas e Mulheres do Marajó. A iniciativa é realizada pelo CNJ em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e instituições locais.
A programação começou no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Salvaterra, onde Barroso ministrou palestra a estudantes. Em seguida, o ministro se reuniu com magistrados e integrantes da rede de proteção social da região.
Segundo Barroso, o Poder Judiciário tem atuado de forma contínua para enfrentar a violência contra mulheres e crianças no arquipélago.
“Estamos há um ano investindo energia e esforços para enfrentar essa epidemia que é trágica: a violência contra crianças e mulheres, sobretudo a violência sexual, que apresentava índices totalmente fora de propósito no Marajó”, destacou.
A iniciativa busca ampliar o acesso à Justiça e à cidadania, com rodas de conversa, oficinas, debates e capacitações, além da instalação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs). Também estão sendo discutidos temas como feminicídio, gênero, atendimento às vítimas e fortalecimento da rede de proteção.
A ação faz parte das atividades do “Agosto Lilás”, mês nacional de combate à violência contra a mulher. A programação conta com o apoio do reitor da Uepa, Clay Anderson Nunes Chagas, e da coordenadora do campus XIX, professora Carmelita Amaral Ribeiro.
Conteúdo relacionado:



