DENÚNCIA

Presidente do Igeprev faz viagem de lazer escoltado por policial militar pago pelo Governo do Pará

Na edição de sexta-feira, 14, do Diário Oficial do Estado (DOE), página 16, consta a portaria 274, assinada por Giussepp Mendes, presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), autorizando o policial militar, cedido ao Instituto, Douglas Vieira de Souto, a viajar no período de 14 a 16 de agosto a “município do grupo B”, com o pagamento de duas diárias e meia, “a fim de escoltar o presidente deste Instituto”.

Portaria 274 publicada no Diário Oficial do Estado, de sexta-feira, 14, página 16

As primeiras perguntas são: que tipo de trabalho faria o presidente do Igeprev, justamente em um final de semana, com feriado estadual – dia 15 – em um município da região nordeste do Pará? E por que precisaria de escolta para esse serviço?

Proteção – Uma rápida pesquisa na internet chega-se à conclusão de que não existe histórico de atentado, violência ou coisa parecida envolvendo os presidentes do Igeprev. Na história, não há ciência de presidentes desse Instituto que precisem de escolta, porque é um cargo que não demanda esse tipo de ‘proteção”.

Giussepp Mendes é amigo particular do governador Helder Barbalho, está nessa gestão desde o início e ocupava o cargo de auditor-geral do estado do Pará. Em julho deste ano, depois da operação Para Bellum, da Polícia Federal, que investiga o caso dos respiradores comprados na China – e inservíveis – Mendes deixou o cargo e passou à presidência do Igeprev.

Veja reportagem aqui: Helder Barbalho exonera Giussepp Mendes da Auditoria Geral do Estado

Viagem de lazer – Outra pesquisa, e chega-se ao perfil no Instagram de Giussepp Mendes, no qual estão publicadas quatro fotos de Giussepp, com a família dele, sendo a esposa e um casal de filhos menores, em uma estada de descanso e lazer, no hotel-fazenda Vitória, que fica localizada no município de Tracuateua, justamente no já citado fim de semana, de 14 a 16 de agosto.

Postagem do Instagram de Giussepp Mendes no domingo, dia 16

Posto isso, o que temos é um caso explícito de improbidade administrativa. Isto é, o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes, viaja com a família, mas com escolta de um policial militar do estado do Pará, pago com o meu, o seu, o nosso dinheiro. Portanto, claramente, esse PM foi fazer escolta dele no hotel-fazenda.

Recursos públicos – Se Giussepp queria segurança para ele e a família nessa viagem de lazer, por que não contratou segurança particular e que fosse pago com o dinheiro dele e não com recursos públicos? E pior, as diárias de PM Douglas Vieira de Souto estão publicadas no Diário Oficial do Estado. É muito escárnio com o dinheiro público.

E isso tudo porque Giussepp Mendes está há apenas 48 dias no cargo de presidente do Igeprev. Imagine o que mais ele fará na condição de mandatário do Instituto.

E pensar que nessas condições deve ter muitas situações parecidas no governo Helder Barbalho…

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar