Durante um evento em Paris, em comemoração aos 140 anos da Aliança Francesa, o presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu um presente especial vindo do Pará. Trata-se de um MiritiBoard VR, óculos de realidade virtual desenvolvido pela startup Inteceleri, que utiliza a fibra de miriti, árvore nativa da Amazônia, como matéria-prima. A presidente da Aliança Francesa em Belém, Sabine Galvão, foi quem entregou o presente ao presidente, destacando a valorização do artesanato e das competências locais da região amazônica.
A parceria entre a Aliança Francesa e a Inteceleri começou em 2021, quando a instituição de ensino demonstrou interesse em utilizar os óculos de realidade virtual como parte de sua metodologia de aprendizado do idioma francês. A ferramenta tecnológica com ambiente interativo e metaverso, que simula a realidade, mostrou-se eficiente na didática com os estudantes, proporcionando experiências imersivas e facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
“Nas trilhas, nós usamos a tecnologia para gerar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma experiência imersiva, onde ela gera conhecimentos teóricos, depois conhecimentos intrínsecos, que façam sentido para o aluno e por último a transformação de tudo em prática”, explicou Walter Junior, CEO da Inteceleri.
A cooperação entre a Inteceleri e a Aliança Francesa de Belém continua, e o projeto visa captar recursos para ampliar o aplicativo Geometa, que permitirá o aprendizado de geometria plana e espacial dentro do metaverso, incluindo elementos da língua e cultura francesa. Essa iniciativa tem como objetivo atingir cerca de 150 mil estudantes da rede pública no Pará e no Amapá.
O MiritiBoard VR é um óculos de realidade virtual desenvolvido pela Inteceleri em 2017 com o objetivo de promover a imersão de alunos e professores em espaços virtuais, facilitando o aprendizado de diversas disciplinas, como geometria e geografia. O uso da fibra de miriti como matéria-prima destaca o compromisso com a sustentabilidade e torna o processo de ensino mais atrativo, especialmente para crianças e adolescentes, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e inovadora.
A Inteceleri, atuando no mercado de tecnologia para educação desde 2014, já alcançou mais de 450 mil alunos nos estados do Pará, Amapá, Ceará, Maranhão e Amazonas com seus projetos inovadores e jogos educacionais. A startup, residente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, reafirma seu compromisso em utilizar a tecnologia para o avanço da educação e desenvolvimento na região amazônica.