Prefeitura de Belém, Ufra e Embrapa Criam Fazenda para Resgate e Acolhimento de Cavalos de Carga

Infelizmente, o uso de equinos (cavalos, mulas, burros) como meio de transporte de carga ainda é uma realidade em Belém. Esses animais, frequentemente vistos na frente de carroças transportando entulhos ou sucata, enfrentam maus-tratos e o sobrepeso excessivo. Essa prática cruel, além de comprometer a saúde destes animais, também pode configurar crime.
Desde 2018, uma lei no município de Belém proíbe o uso de veículos de tração animal. No entanto, assim como ocorre com diversas outras legislações, essa medida ainda é pouco cumprida, o que compromete sua efetividade na proteção dos animais.
Santuário
O prefeito de Belém, Igor Normando, anunciou nesta segunda-feira (10) a criação de um “santuário” para os cavalos de tração. A novidade foi divulgada por meio de suas redes sociais, com um vídeo em que o prefeito visita o local acompanhado da titular da Secretaria de Proteção e Saúde Animal (Sepda), Elizabete Pires, e do chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Walkymário Lemos.
O projeto, que ocupará uma área de 38 hectares (380 mil metros quadrados)- uma área semelhante a 38 “Mangueirões”- é fruto de uma parceria entre a Embrapa, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Prefeitura de Belém. O objetivo é criar um espaço seguro e adequado para os cavalos, livrando-os da tração animal e oferecendo condições dignas para que possam viver sem sofrer maus-tratos.
“Hoje estamos vendo nascer um grande sonho. Com essa parceria entre a Embrapa, a Ufra e a Prefeitura de Belém, vamos transformar esse espaço em um grande santuário para os cavalos. Vamos acabar com a tração animal na cidade, eliminar os maus-tratos e oferecer um local digno para que esses animais possam viver”, afirmou o prefeito Igor Normando.
O chefe-geral da Embrapa, Walkymário Lemos, reforçou o compromisso da instituição com o projeto. “A Embrapa fica muito feliz por disponibilizar essa área para um projeto que vai além da Prefeitura. É uma ação que envolve a academia e o setor agropecuário, garantindo um espaço dedicado ao cuidado dos animais que sofrem com a falta de atenção na cidade. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa”, afirmou.
A iniciativa é um passo importante na busca por um tratamento mais humano e responsável para os animais da cidade, marcando um avanço na conscientização e no cuidado com a fauna urbana.