Prefeito de cidade do Triângulo Mineiro pega pesado com o “sujões”
Placas com frases irreverentes viralizam e incentivam população a utilizar EcoPonto municipal

Uma campanha inusitada da Prefeitura de Prata, no Triângulo Mineiro, tem chamado a atenção nas redes sociais e na cidade. Com a frase “Aqui só joga lixo quem é corno assumido”, placas foram instaladas em terrenos para conscientizar a população sobre o descarte irregular de resíduos. A iniciativa, que mistura humor e conscientização, tem apresentado resultados positivos, segundo o prefeito Marcel Vieira Rodrigues da Cunha, o Xéxeu.
“Quando criamos as placas, eu não imaginei que teria essa repercussão. O fato é que as pessoas trabalham o dia todo e não estão com paciência para ouvir discurso político, por isso decidimos usar do humor para conscientizar a população”, explicou o prefeito. Ele ainda relatou que muitos moradores têm alterado suas rotas para verificar se flagrariam alguém jogando lixo irregularmente.
Ações para a limpeza urbana
De acordo com a Prefeitura, foram identificados mais de 60 terrenos tomados por lixo irregular. Para a limpeza, a administração municipal mobilizou seis funcionários, além de retroescavadeiras e outros equipamentos. O prefeito destacou que os recursos utilizados nessa operação poderiam ser direcionados para outros setores se a população colaborasse.
“Quando colocamos na ponta do lápis e multiplicamos por 12, esse é um dinheiro que poderia ser investido em outras áreas. A conscientização sobre o descarte correto do lixo precisa voltar a ser prioridade”, afirmou Xéxeu.
EcoPonto como alternativa
Para incentivar o descarte correto, a Prefeitura criou o EcoPonto Municipal Alceu José Gonçalves, que funciona diariamente, das 6h às 18h. Após esse horário, caçambas posicionadas em frente ao local ficam disponíveis para a população.
“O mais curioso é que as placas foram colocadas em um terreno a menos de 500 metros do EcoPonto. Isso mostra que muitas pessoas preferem descartar o lixo irregularmente por comodismo. Queremos criar outros pontos de coleta, mas precisamos que a população também faça sua parte”, destacou o prefeito.
A iniciativa viralizou nas redes sociais, gerando memes e brincadeiras entre os moradores, mas, acima de tudo, reforçando a importância da conscientização ambiental.