
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (12), uma operação para investigar suspeitas de desvios de recursos envolvendo o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e sua mãe, a deputada federal Elcione Barbalho (MDB-PA). A ação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) devido ao foro privilegiado da parlamentar. As informações são do portal UOL.
Desde o início da manhã, equipes da PF cumprem mandados de busca e apreensão em Belém, em endereços ligados à família Barbalho. Para viabilizar as diligências, uma aeronave da corporação foi deslocada para a capital paraense.
As investigações apontam suspeitas de desvio de emendas parlamentares destinadas à gestão de Helder Barbalho, abrangendo crimes como peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A ação faz parte de uma série de investigações da Polícia Federal relacionadas a desvios de emendas parlamentares. Apenas nesta semana, a PF deflagrou uma operação na Bahia para apurar irregularidades no uso de recursos destinados ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).
Procuradas, as assessorias de Helder Barbalho e Elcione Barbalho não se manifestaram até o momento. O espaço segue aberto para posicionamento.