NOTÍCIASREGIONAL

Polícia Federal e ANM desarticulam esquema de extração ilegal de manganês no Pará

Mais uma operação de combate a extração ilegal de minério é realizada nesta quinta-feira, 26, pela Polícia Federal no Pará. Em conjunto com a Agência Nacional de Mineração (ANM), foi deflagrada nesta manhã a operação Offside, com objetivo de desarticular o esquema criminoso de extração ilegal de manganês na região de Curionópolis no sudeste do estado.

Segundo as investigações, a empresa alvo da operação utiliza títulos minerários vencidos e extrai minério em grande quantidade em local diferente do autorizado pela ANM. O nome da operação faz alusão justamente a essa extração em locais não permitidos.

Trinta e dois policiais federais e três servidores da ANM atuam na operação desta quinta-feira. Ao longo de 2020, a Polícia Federal já realizou várias operações de combate a extração de minério, efetuando bloqueio de bens nas áreas de extração, prisões em flagrante e apreensão de veículos com destino final no porto de Barcarena, impedindo a exportação.

De acordo com a PF, a matéria prima é pertencente a União Federal, portanto, tal conduta é crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação; além de crime de falsidade ideológica e organização criminosa.

Fonte: G1 Pará

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar