Em cerimônia realizada na noite de quarta-feira, 23, a Prefeitura de Belém inaugurou uma estátua do poeta santareno Ruy Barata Paranatinga, na praça da República, bairro da Campina.
Participaram da homenagem o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, familiares do poeta e autoridades municipais.
A estátua fica posicionada na praça da República, próximo ao Bar do Parque, e está a 3,95 metros de distância da rua Carlos Gomes e a 6,68 metros da lateral esquerda da rua do Theatro da Paz, posicionada assim para permitir fotos da estátua com a imagem de fundo do Theatro da Paz.
“Hoje a cidade de Belém homenageia o centenário de nascimento do Ruy Barata. Ele marcou a vida literária, artística e musical da nossa cidade”, disse Zenaldo Coutinho.
Homenagem – A praça foi escolhida por abrigar o Bar do Parque, onde Ruy Barata frequentava e participava ativamente de reuniões para discutir política e cultura na cidade do final da década de 60 até a década de 80, e também, por conta da comemoração do centenário de nascimento do poeta.
Durante a cerimônia, o filho de Ruy, Tito Barata, relembrou, bastante emocionado, a vida do pai e lembrou a importância do espaço, onde hoje a estátua está, para o poeta.
“Ele montou uma confraria aqui com jovens artistas paraenses, incentivando-os a redescobrirem suas forças criativas, não só pelo talento, mas pela responsabilidade do fazer artístico”, comentou o filho.
O monumento, esculpido pelo artista Fernando Pessoa, mede 1,75m de altura, respeitando o tamanho real do homenageado. Foi produzida inicialmente em gesso, argila e fibra de vidro e posteriormente fundido em bronze.
Além da estátua na praça, o poeta já havia sido homenageado no mês de outubro com o nome no Terminal Hidroviário da praça Princesa Isabel. Em Belém, há ainda uma estátua de Ruy no Parque da Residência e o busto dele na entrada do Complexo Ver-o-Rio.
Fonte: Agência Belém