AGRO

PF prende pai de Daniel Vorcaro em nova fase da Operação Compliance Zero

Henrique Vorcaro foi detido em Belo Horizonte durante operação que investiga fraudes financeiras, lavagem de dinheiro e organização criminosa

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (14) uma nova fase da Operação Compliance Zero, investigação que apura suspeitas de fraudes no sistema financeiro, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo empresários, agentes públicos e instituições bancárias.

Entre os alvos da operação está Henrique Vorcaro, empresário preso em Belo Horizonte. Ele é pai de Daniel Vorcaro, apontado como controlador do Banco Master e já investigado em fases anteriores da operação.

Além da prisão preventiva, agentes federais cumpriram mandado de busca e apreensão contra Henrique Vorcaro. Informações preliminares indicam que ele viajaria para Brasília para visitar o filho, que segue detido na superintendência da PF.

Operação cumpre mandados em três estados
A decisão judicial autorizada pelo ministro André Mendonça prevê sete mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo a Polícia Federal, entre os presos também estão uma delegada e uma agente da corporação.

Os investigados podem responder por crimes como corrupção, organização criminosa, lavagem de dinheiro, invasão de dispositivos eletrônicos, ameaça e violação de sigilo funcional.

As investigações tiveram início após suspeitas de movimentações financeiras consideradas irregulares entre o Banco Master e o Banco de Brasília.

De acordo com os investigadores, o esquema envolvia a criação de carteiras de crédito sem lastro, mecanismo utilizado para aumentar artificialmente a liquidez e os balanços financeiros.

A PF também apura possível participação ou omissão de agentes internos e integrantes de órgãos reguladores para permitir a circulação desses ativos no mercado financeiro.

Como parte das medidas determinadas pela Justiça, já foram bloqueados cerca de R$ 12,2 bilhões em bens e ativos ligados aos investigados.

Em outra decisão recente, o Supremo Tribunal Federal autorizou ainda o bloqueio adicional de R$ 18,85 milhões relacionados aos alvos da operação.

Henrique Vorcaro é fundador do Grupo Multipar, conglomerado com atuação nos setores de infraestrutura, engenharia, energia, agronegócio e mercado imobiliário.

Leia também:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar