DENÚNCIANOTÍCIASParáREGIONAL

PF investiga prefeito reeleito no Pará por compra de votos

Apreensão de R$ 1,1 milhão em jatinho levou à operação contra corrupção eleitoral em Tucuruí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (29), uma operação para investigar um esquema de corrupção eleitoral envolvendo o prefeito reeleito de Tucuruí, Alexandre Siqueira (MDB). A ação ocorre após a apreensão de R$ 1,1 milhão em espécie dentro de um jatinho, às vésperas das eleições de 2024.

A operação cumpre 11 mandados de busca e apreensão, sendo dois em Belém, oito em Tucuruí e um em Brasília. Durante as buscas, foram apreendidos veículos, dinheiro, celulares e documentos.

Esquema envolvia agentes públicos e empresários

A investigação começou em outubro do ano passado, quando um policial militar foi preso em flagrante transportando o dinheiro em uma aeronave. Segundo a PF, os valores teriam vindo de São Paulo e seriam utilizados na compra de votos em Tucuruí.

Com base nessa apreensão, os investigadores identificaram um esquema criminoso que envolveria agentes públicos e empresários, operando um complexo mecanismo de desvio de recursos e ocultação de dinheiro ilícito. Há suspeita de falsificação de documentos e uso de uma empresa para lavagem dos valores movimentados no crime eleitoral.

Prefeito pode responder por crimes com penas de até 20 anos

Os suspeitos poderão responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção eleitoral, cujas penas, somadas, podem ultrapassar 20 anos de prisão. A Polícia Federal informou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a análise dos materiais apreendidos.

A reportagem tenta contato com a prefeitura de Tucuruí para obter um posicionamento sobre o caso.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar