Um novo morador, de postura imponente e bico vibrante, acaba de chegar ao Mangal das Garças. Trata-se de um Tucano-toco (Ramphastos toco), conhecido também como tucanuçu, que agora se junta ao plantel de aves do Parque Zoobotânico. Em fase de quarentena e adaptação, o tucano logo será incluído nas atividades de educação ambiental do Mangal. O nome do animal será escolhido por meio de uma enquete nas redes sociais do parque, permitindo que o público participe diretamente da escolha.
Oriundo do centro do Brasil e partes da Amazônia, o Tucano-toco pode atingir até 56 centímetros de comprimento e viver cerca de 20 anos. A espécie é reconhecida pelo grande bico amarelo-alaranjado, que, apesar do tamanho, é leve e aerado, facilitando o voo e a movimentação.
O tucano chegou ao Mangal após uma entrega voluntária de uma família da Ilha do Marajó ao Ideflor-bio. Segundo o veterinário do parque, Camilo Gonzáles, o animal é jovem e está passando por avaliações médicas. “Por ser uma espécie territorialista, a introdução no grupo será cautelosa, para observar a interação com os outros tucanos do parque”, explicou Gonzáles.
Conheça mais sobre o Tucano-toco
Além da beleza marcante, o Tucano-toco desempenha um papel importante no ecossistema como dispersor de sementes, contribuindo para a regeneração da floresta. Uma curiosidade sobre a espécie é o ritual de acasalamento, em que os parceiros jogam frutos entre si, numa interação que demonstra a inteligência e sociabilidade dos tucanos.
Participe da escolha do nome
O Mangal das Garças convida os visitantes a sugerirem um nome para o tucano em uma caixinha de perguntas no Instagram (@mangaldasgarcas). As sugestões serão recebidas até o final da quarentena do animal.
O Parque Zoobotânico Mangal das Garças, administrado pela Organização Social Pará 2000, abre de terça a domingo, das 8h às 18h, com entrada gratuita.