
Consumidores paraenses se sentem aliviados após redução de ICMS em insumos essenciais como combustíveis e energia elétrica. Em alguns postos de Belém, já é possível encontrar gasolina com menos de R$6 o litro.
Na última semana, o Governo do Pará decidiu fixar em 17% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre os combustíveis, energia elétrica e comunicação, atendendo ao que prevê a Lei Complementar nº 194/22, sancionada na última semana pelo presidente Jair Bolsonaro.
Vander Palmeira está desempregado e avalia que a medida chega em um momento no qual o Brasil está vendo a classe média encolhendo por conta da crise econômica. “Tem que baixar imposto mesmo. Acho que vai ter um impacto grande. Uso carro todo dia desde sempre. A gente está amarrando o cinto, segurando do jeito que pode. Tudo encareceu. É muito complicado porque cada estado tem sua estrutura e seu custo, eu entendo isso. Eu ando saindo menos de carro. Nessas férias não vou para lugar nenhum”, diz ele, que antes da pandemia de covid-19 era microempresário, mas acabou falindo.
Para Wesley Melo, que é motorista de transporte por aplicativo, o ideal seria que o preço baixasse ainda mais do que o prometido. “É literalmente a melhor notícia que os motoristas receberam, já voltamos a respirar mais tranquilo com a baixa no valor dos combustíveis. Ainda não está ideal quando comparado a São Paulo que está bem mais barato. A hora do abastecimento era uma tortura pra gente, víamos o nosso lucro indo todo na gasolina”, diz.