ENTRETENIMENTONOTÍCIAS

Paraense Arthur Nogueira reinterpreta canções de Caetano Veloso em live nesta quarta-feira, 19

O cantor e compositor paraense Arthur Nogueira percorre 50 anos da carreira de Caetano Veloso em 13 canções, que serão apresentadas em live nesta quarta-feira, 19, a partir das 19h.

No formato de voz e violão, Nogueira faz sua estreia no projeto “Arte em Cena”, do Sesc Rio, e apresenta composições de Caetano que carregam em si aspectos fundadores do país, e que tiveram papel fundamental, também, na construção da poética de Nogueira.

“É desafiador interpretar o Caetano, não só pela obra espetacular que ele tem, que torna muito difícil escolher apenas o número limitado de canções de um show, como também pelo fato de que ele é o maior intérprete de si próprio”, revela.

Ele conta, ainda, que ficou um tempo ouvindo e estudando os songbooks, até que escolheu as que mais se sentiu à vontade cantando, como se fossem canções dele, e também antecipou lançamento de novo álbum autoral.

“O repertório da live não é longo e orbita em torno do mistério do canto e o trabalho do artista. Meu próximo álbum autoral será mais brasileiro, não só em termos de sonoridade, como também por causa do meu interesse de pensar sobre o Brasil de hoje. A oportunidade de mergulhar agora na obra do Caetano, esse brasileiro profundo, me inspirou e me esclareceu muita coisa”, anunciou.

Live – Na live desta quarta-feira, Arthur revisita canções como “Mansidão”, lançada pela conterrânea Jane Duboc nos anos 1980; “Pronta pra Cantar”, feita para Maria Bethânia gravar em dueto com Nina Simone; e “Minha Voz, Minha Vida”, que de 1982 até 2020 – quando Caetano a regravou ao lado de Ivan Sacerdote -, ganhou diferentes registros.

Para o artista, o viés de dramaticidade da obra do compositor baiano ganha espaço, também, com as releituras de Arthur para “Giulietta Masina” e “Drama”. Há ainda “Força Estranha” e “Menino Deus”, em referência à beleza da canção como prece, e o romantismo de “Eu te Amo”, dentre outras muitas leituras costuradas por Arthur a respeito das composições de Caetano.

Artur Nogueira – Belenense, Arthur Nogueira é cantor, compositor e produtor musical considerado o artista contemporâneo responsável por “renovar a tradição dos poetas na canção brasileira” (O Globo). Lançou, até então, quatro álbuns próprios e compôs para vozes, como Gal Costa e Fafá de Belém.

Sua música agrega, por exemplo, a poesia de Antonio Cicero, Adília Lopes (Portugal) e Adonis (Síria). Dentre outros títulos, lançou os CDs: “Sem Medo Nem Esperança” (2015) e “Rei Ninguém” (2017). Produziu os álbuns “Humana” (2019), de Fafá de Belém, e “Só” (2020), de Adriana Calcanhotto.

Serviço: Arthur Nogueira canta Caetano Veloso, nesta quarta-feira, 19, às 19 horas. Link de transmissão

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar