Com a aproximação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro de 2025 em Belém, o Estado do Pará projeta receber cerca de 1,5 milhão de visitantes ao longo do ano. A estimativa, divulgada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), prevê crescimento acima de 20% no setor turístico em relação aos anos anteriores.
Em 2024, o Pará registrou mais de 1,2 milhão de turistas, o que representa um aumento de 15,4% em relação a 2023. De acordo com o Observatório do Turismo do Pará, esse fluxo gerou mais de R$ 870 milhões em receita proveniente de gastos de visitantes nacionais e internacionais.
Promoção nacional e internacional
A Setur tem adotado estratégias de divulgação do estado em feiras e eventos turísticos dentro e fora do Brasil. Em 2024, a secretaria participou de dez ações promocionais, incluindo a Bolsa de Turismo de Lisboa (Portugal), ITB Berlim (Alemanha), Fitur (Espanha), World Travel Market Latin America (São Paulo), Festuris (Gramado), Salão Nacional do Turismo (Brasília) e Abav Expo.
A participação nessas feiras tem como objetivo ampliar a visibilidade dos destinos turísticos paraenses e atrair parcerias e investimentos para o estado. O secretário de Turismo, Eduardo Costa, afirma que essas ações fortalecem a presença do Pará no cenário nacional e internacional.
Regionalização, estruturação e qualificação
O Governo do Pará também tem investido na estruturação de destinos turísticos regionais, com apoio de programas como o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), oficinas técnicas e formações vinculadas ao Cadastur 4.0. A medida visa formalizar e qualificar os prestadores de serviços turísticos.
Outro foco é o turismo responsável, com ações voltadas à preservação ambiental e ao fortalecimento das comunidades locais. A qualificação profissional é parte central da estratégia, com cursos como “Trilhas e Caminhadas” e “Observação de Aves” voltados a guias e agentes do setor, promovidos em parceria com o Ministério do Turismo e a Embratur.
Acesso ao crédito e apoio ao empreendedorismo
Linhas de crédito específicas, como o Fungetur, têm sido disponibilizadas a pequenos e médios empreendedores do setor, com apoio de instituições financeiras como o Banpará, Banco do Brasil e Banco da Amazônia. O objetivo é fomentar investimentos em infraestrutura, equipamentos e serviços turísticos.
Além disso, o programa Capacita COP 30, coordenado pela Sectet, já certificou mais de 22 mil pessoas em cursos voltados à recepção de turistas e prestação de serviços durante o evento.
Preparação para a COP30
A estrutura para o evento inclui a ampliação da rede hoteleira, incentivo ao aluguel de residências por temporada e integração de municípios da Região Metropolitana de Belém, como Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, além dos distritos de Mosqueiro e Outeiro. A Setur também articula parcerias com plataformas como Airbnb e Booking.
Entre as obras em andamento estão o Parque da Cidade, o Parque Linear da Doca, o Porto Futuro II e projetos de macrodrenagem urbana, que buscam melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana durante o evento.
Legado para o turismo
De acordo com o secretário Eduardo Costa, o turismo no Pará está sendo tratado como estratégia de desenvolvimento sustentável, com ações voltadas à valorização dos profissionais do setor, qualificação dos serviços, fortalecimento do ecoturismo e geração de renda para a população local.
“Temos uma agenda integrada que promove crescimento com responsabilidade. A COP30 será um marco, mas o trabalho vai além do evento e foca na consolidação do Pará como destino turístico de referência”, afirmou.
Conteúdo relacionado:



