NACIONALNOTÍCIASPará

Operação segue com combate ao desmatamento na regiões sudoeste e sudeste do Pará

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou os resultados da 15ª operação Amazônia Viva, que começou no dia 9 de agosto, em municípios do sul do Pará sudoeste e sudeste do Pará, constantes na lista dos que mais desmatam na região no estado: destruição de acampamentos, apreensão de madeiras, maquinários e equipamentos estão no balanço anunciado nesta segunda-feira (30). A informação foi divulgada pela Semas.

A operação, coordenada pela Semas, faz parte da Força Estadual de Combate ao Desmatamento, dentro da macroestratégia do governo estadual Amazônia Agora, que objetiva a redução da emissão de gases de efeito estufa no Pará. Também participaram da ação, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Os integrantes da equipe constataram in loco, com apoio de imagens de satélites fornecidas pela Semas (CIMAM), 6.482 hectares de áreas desmatadas e apreenderam 771,9 metros cúbicos (m³) de madeira nativa em tora e 13,5 m³ serrada. Os fiscais também destruíram quatro acampamentos, que serviam de base para as atividades ilícitas de exploração florestal.

Entre os maquinários e equipamentos apreendidos constam duas pás carregadeiras com garfos, um trator de pneu, dois tratores esteira, quatro caminhões, 17 motosserras, três containers combustível de mil litros e 1.210 litros de combustível, um gerador, três correntões e três sopradores.

Os processos administrativos lavrados nesse período incluem 17 autos de infração, 19 termos de apreensão, oito termos de depósito, seis de embargo, e cinco de inutilização e destruição.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar