INTERNACIONALNOTÍCIASSAÚDE

OMS declara fim da emergência global de saúde da Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (5) o fim da emergência de saúde global causada pela Covid-19, mais de três anos após o surgimento do vírus na cidade chinesa de Wuhan. No entanto, a organização ressaltou que a pandemia ainda não acabou e que é necessário continuar com os esforços para conter a transmissão do vírus e melhorar o sistema de saúde global.

Durante a coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça, o diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, afirmou que o vírus continuará a ser transmitido por um período muito longo de tempo, apesar de estar em um nível menor de ameaça e de mortes. Desde o início da pandemia, mais de 6,9 milhões de pessoas morreram em todo o mundo devido à Covid-19 e mais de 765 milhões de casos foram confirmados.

Embora a OMS tenha declarado o fim da emergência de saúde global, é importante destacar que a pandemia ainda não acabou. Países como os Estados Unidos, Brasil, Índia, Rússia e México continuam a enfrentar altos números de mortes e casos, e a variante Delta do vírus tem causado preocupação em todo o mundo.

Os esforços globais para conter a pandemia incluem a vacinação em massa, e mais de 13,3 bilhões de doses de vacinas foram aplicadas até o momento. No entanto, ainda há desigualdades na distribuição das vacinas em todo o mundo, com muitos países em desenvolvimento tendo acesso limitado às doses.

O anúncio da OMS ocorre em um momento em que vários países estão relaxando as restrições relacionadas à pandemia. Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo anunciou que acabará com a exigência de vacinação contra a Covid-19 para viajantes estrangeiros e funcionários federais a partir da próxima semana. O país também está encerrando o período de emergência de saúde pública do vírus.

Embora os números de mortes e hospitalizações por Covid-19 nos Estados Unidos tenham diminuído significativamente nos últimos meses, ainda há desafios a serem enfrentados em todo o mundo para garantir que a pandemia seja controlada de forma eficaz. A declaração da OMS sobre o fim da emergência global de saúde da Covid-19 é um lembrete de que a pandemia ainda não acabou e que é necessário continuar com os esforços para combatê-la.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar