NOTÍCIASParáREGIONAL

“Não é IA”: macaco-aranha surpreende turistas durante passeio na Flona do Tapajós

Animal se aproximou de grupo em trilha na unidade de conservação em Belterra, no oeste do Pará; momento foi registrado em vídeo que viralizou.

Um encontro inesperado chamou atenção de turistas que percorriam trilhas da Floresta Nacional do Tapajós (Flona), em Belterra, oeste do Pará. Durante o passeio, um macaco-aranha saiu da mata e interagiu com visitantes e guias locais, causando surpresa e curiosidade. O momento foi registrado em vídeo e viralizou nas redes sociais neste sábado (30), com a legenda bem-humorada: “Não é IA, tá!”.

A Flona do Tapajós é uma das principais áreas de conservação da Amazônia, com mais de 527 mil hectares de floresta preservada. Criada em 1974, é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem como objetivo principal a conservação dos recursos naturais e o uso sustentável por comunidades tradicionais.

Entre as atrações mais procuradas, estão a trilha da comunidade Jamaraquá, um percurso de 9 km por árvores centenárias e igarapés, além das experiências oferecidas por outras comunidades, como Maguari e São Domingos. A Flona pode ser acessada por estrada ou pelo Rio Tapajós, a partir de Alter do Chão ou Santarém.

Além do turismo, a unidade é fundamental para a regulação do clima, conservação do solo, qualidade da água e proteção da biodiversidade.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar