Mulher trans vence o concurso Miss Holanda 2023
A modelo e atriz Rikkie Valerie Kollé, de 22 anos, alcançou uma conquista histórica ao ser coroada como a vencedora do concurso Miss Holanda 2023 no último sábado (8 de julho). Kollé tornou-se a primeira mulher transgênero a conquistar o título, garantindo assim o direito de representar seu país no prestigiado concurso Miss Universo de 2023, que será realizado em El Salvador.
A participação de mulheres trans no Miss Universo é permitida desde 2012, mas Kollé será apenas a segunda a competir na história do concurso, seguindo os passos da espanhola Angela Ponce, vencedora do Miss Espanha 2018.
Além de Kollé, outras quatro mulheres transgênero têm se destacado e conquistado vitórias em concursos de beleza nos últimos anos. Saskia von Bargen foi finalista do Miss Alemanha 2023, Kataluna Enriquez foi coroada Miss Nevada 2021, Rayka Vieira foi a primeira mulher transgênero a participar do Miss Mundo Brasil em 2021, e Angela Ponce foi a pioneira a competir no Miss Universo em 2018.
Embora a Holanda seja reconhecida como um país progressista e liberal na Europa, com políticas mais tolerantes, é importante destacar que o país é liderado atualmente por um membro do partido conservador VVD (Partido Popular para a Liberdade e Democracia). O primeiro-ministro Mark Rutte anunciou sua renúncia ao cargo após uma discordância sobre medidas restritivas de imigração propostas por ele, que não foram aceitas por dois dos quatro partidos da coalizão governamental no Parlamento. Novas eleições estão programadas para setembro deste ano.



