Uma comerciante judia identificada como Herta Breslauer, localizada em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, sul da Bahia, foi alvo de um ataque antissemita ocorrido na última sexta-feira (2/2). Uma cliente estrangeira proferiu ofensas verbais, chamando a comerciante de “sionista” e “assassina de criança”, ao mesmo tempo em que depredou o estabelecimento, quebrando mercadorias.
As imagens do ataque circularam nas redes sociais, mostrando a agressora dirigindo-se à vítima com insultos antissemitas e causando danos materiais à loja. Após a agressão, a mulher foi imobilizada por pessoas que estavam nas proximidades e levada para fora do estabelecimento.
Herta Breslauer registrou um boletim de ocorrência na 2ª Delegacia Territorial de Arraial D’Ajuda no mesmo dia da agressão e gravou um vídeo em frente ao local, explicando os detalhes do incidente. A Polícia Civil já identificou a agressora, mas ela ainda não foi localizada. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia instaurou um inquérito policial para apurar os crimes de racismo, ameaça, dano e lesão corporal.
Em nota, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Sociedade Israelita da Bahia denunciaram o caso como antissemitismo e crime de ódio. Elas pediram uma investigação rigorosa e ressaltaram a necessidade de condenar atos de antissemitismo, destacando que a explosão desse tipo de crime nos últimos meses está relacionada a visões distorcidas sobre Israel e judeus manifestadas em redes sociais.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia afirmou que guias periciais foram expedidas, e diligências estão em andamento para localizar a autora do ataque.