Morre José Leal, o Zecão, ator do grupo de teatro paraense Experiência
Morreu na tarde desta quarta-feira, 14, o ator paraense José Leal, também conhecido como Zecão. Ele estava comemorando o aniversário dele, nesta dia 14, com a família, quando teve um mal súbito e acabou falecendo. Ele chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu.
Nas redes sociais em Belém, muitas homenagens estão sendo feitas a Zecão. Dono de uma voz “de trovão”, Zecão marcava presença por onde passava. Foi ator do grupo de teatro Experiência e um dos atores desde a primeira montagem da clássica peça “Verde Ver-o-Peso”, na qual ele fazia várias papeis baseados nos feirantes da maior feira ao ar livre da América Latina.
Além de “Verde Ver-o-Peso”, Zecão atuou em muitas outras peças do Experiência. Além de ator, Zecão era professor de Educação Artística, tendo lecionado na escola Tenente Regos Barros e no colégio Moderno, sendo o responsável pela educação para as artes de muitos adolescentes em Belém.
De alma inquieta, o artista chegou a estrelar um espetáculo em novembro de 2020. “Feliz Aniversário, Papai” teve uma temporada no Teatro do Sesi, no qual Zecão celebrou a vida dedicada aos palcos. O espetáculo foi estrelado e escrito pelo próprio artista, onde prometia divertir o público, deixando uma mensagem de responsabilidade social.
José Leal começou a carreira teatral em 1963, fazendo teatro de rua. Desde lá, foram mais de duzentos textos teatrais desenvolvidos pelo próprio. Sendo um apaixonado por cinema e circo, fez da arte o seu maior ofício.
Outra paixão de Zecão era o cinema, e ele era um dos mais antigos e assíduos clientes da locadora de DVDs Fox, onde era sempre visto em papos animados da Sétima Arte com os outros clientes da loja.
O Zecão do nome dele já denota um homem grande em estatura, mas tinha um coração dos mais sensíveis. Tanto que foi traído por esse órgão.