Mineral presente na Castanha-do-Pará pode impedir disseminação do câncer de mama, apontam cientistas
Estudo escocês sugere que o selênio, encontrado em alimentos como a castanha-do-pará, pode ser chave para novos tratamentos contra a propagação do câncer de mama triplo negativo
Cientistas do Cancer Research UK Scotland Institute, em Glasgow, fizeram uma descoberta promissora envolvendo o selênio, um mineral presente em alimentos como a castanha-do-pará, nozes, carnes e cereais. Segundo o estudo, o selênio pode ser essencial para impedir a disseminação do câncer de mama, especialmente o tipo triplo negativo, conhecido por sua agressividade.
O selênio é um antioxidante importante para a saúde humana e ajuda o corpo a se defender de diversas doenças. A pesquisa revelou que células cancerígenas do tipo triplo negativo necessitam de selênio para se espalhar para outras partes do corpo. A privação desse mineral pode impedir a sobrevivência dessas células durante a disseminação.
De acordo com Saverio Tardito, líder da pesquisa, “precisamos de selênio para sobreviver, então removê-lo da nossa dieta não é uma opção, mas se conseguirmos encontrar um tratamento que interfira na absorção desse mineral pelas células do câncer de mama triplo negativo, poderíamos potencialmente prevenir que esse câncer se espalhe”.
O câncer de mama triplo negativo é uma forma agressiva da doença e pode estar relacionado a mutações nos genes BRCA, que aumentam o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer. Embora o câncer de mama possa ser tratado com sucesso em muitos casos, a disseminação para outras partes do corpo (metástase) torna o controle da doença mais difícil, o que ressalta a importância de pesquisas que busquem inibir esse processo.