Uma acirrada competição política entre os estados do Amazonas e Pará e seus respectivos governadores, Wilson Lima e Helder Barbalho, vem chamando a atenção da mídia nacional. Os jornais O Globo e a revista Veja destacaram essa disputa, denominada de “disputa verde”, entre os dois estados amazônicos.
O jornalista Lauro Jardim, do O Globo, relatou que o governo do Amazonas lançou uma campanha publicitária provocativa em relação ao Pará, que sediará a Conferência do Clima (COP-30) em 2025. A escolha do Pará como sede da COP-30 foi confirmada pelo presidente Lula da Silva e pela Organização das Nações Unidas (ONU), após o compromisso de promover o evento na região amazônica.
“A recente campanha publicitária do governo do Amazonas não passou despercebida, com um tom provocativo em relação ao vizinho Pará, que será sede da Conferência do Clima em 2025. As propagandas destacam a maior biodiversidade do planeta, a gastronomia e até mesmo o festival de Parintins”, afirmou Jardim.
No último fim de semana, o festival dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, de Parintins, aconteceu e, segundo informações de bastidores, o governador Helder Barbalho esteve presente a convite de Wilson Lima.
A recuperação do turismo pós-pandemia é um dos principais objetivos da campanha publicitária do governo do Amazonas, de acordo com o colunista de O Globo. No entanto, a campanha também aproveitou a oportunidade para alfinetar o Pará com o slogan “Amazonas. Incomparável”.
Lauro Jardim relata que os banners da campanha serão em breve expostos nos aeroportos do país e destacam que o Amazonas está entre os 52 lugares recomendados pelo “The New York Times” para visitar em 2023.
Por outro lado, o colunista Victor Irajá, do Radar Econômico da revista Veja, trata a disputa entre Amazonas e Pará como a “Guerra Verde”. Ele enfatiza que, na luta pelo título de “porta-voz da Amazônia”, Helder Barbalho, governador do Pará, aproveitou sua proximidade com Lula e garantiu a realização da COP-30 em Belém, em 2025.
Wilson Lima, governador do Amazonas, entrou na competição mais tarde, mas assegurou a nova edição do TED Talks, evento internacional de palestras, que ocorrerá no estado em novembro deste ano.
A disputa entre Amazonas e Pará não apenas envolve questões políticas, mas também tem um importante componente ambiental, pois ambos os estados são de extrema importância para a preservação da Amazônia. A atenção da mídia nacional para essa disputa reflete a relevância desses temas para o país e para o mundo.