BELÉMECONOMIANOTÍCIAS

Metrópole da Amazônia: Belém comanda área com 9 milhões de pessoas

É inegável que Belém é uma metrópole com nome e sobrenome. Não é chamada de Belém do Pará à toa. Belém já nasceu para ser cidade, daqui saíram expedições para desbravar e colonizar essa grande região do Brasil que é Amazônia.

Embora hoje divida o título de Metrópole da Amazônia com Manaus, é inegável que Belém mantenha importância, até maior que sua rival vizinha.

Sede do estado mais rico e populoso do Norte do Brasil, além de conter órgãos e autarquias federais, centros de pesquisas e universidades como o Museu Goeldi, UFPA, UFRA e UEPA; um polo médico que serve não só a cidade, mas diversos outros municípios do interior do Pará e até de outros estados, uma rica cultura é variada gastronomia que ultrapassam as fronteiras paraenses, Belém possui como influência direta uma área com população de 9.335.660 habitantes.

Além do Pará, o Amapá e partes do Maranhão estão sob influência direta de Belém, de acordo com estudo “Regiões de influência das metrópoles brasileiras” feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A região de influência de Belém soma um PIB total de R$151,9 bilhões em uma área de 1.374.601 km².

Manaus tem influência numa área de 1.624.605 km² cujo PIB é de R$98,7 bilhões.

Tanto Belém como Manaus são classificadas pelo IBGE como metrópoles regionais.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar