Membro do MBL, Arthur do Val causa revolta ao insinuar eliminação de jovem negro
Em vídeo publicado nas redes sociais, o influenciador de extrema direita e ex-deputado sugere que um trabalhador negro não tem valor para a sociedade e chega a insinuar que ele “deve ser eliminado”.

O blogueiro de extrema direita e militante do MBL (Movimento Brasil Livre), Arthur do Val, voltou a causar polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (3). Em um vídeo publicado em seu perfil, Do Val aparece ironizando e desumanizando um jovem negro, trabalhador, ao insinuar que ele não tem nada a oferecer à sociedade brasileira.
No trecho, o ex-deputado debocha:
“Como eu sempre falo, um futuro neurocirurgião, você está vendo aí um pianista clássico, você está vendo um violinista lírico, você está vendo uma pessoa de altíssima capacidade cognitiva”, diz em tom irônico.
Em seguida, Arthur do Val questiona de forma direta e cruel:
“O que deve ser feito com esse cara? No que esse cara ajuda a sociedade? No que esse cara é produtivo? Qual valor que ele agrega pra sociedade? Eu sou processado se eu expuser as minhas opiniões do que deve ser feito com esse cara.”
As falas repercutiram de forma negativa nas redes sociais e provocaram forte indignação. Muitos internautas apontaram o conteúdo como racista e desumano. O vídeo, que rapidamente viralizou, chegou até o jovem ofendido, que respondeu às declarações.
Diante da repercussão e da enxurrada de críticas, Arthur do Val apagou o vídeo, mas o conteúdo já havia sido replicado por outros perfis e preservado por internautas que o denunciaram.