NOTÍCIANOTÍCIASParáREGIONAL

Mais um espaço público é alvo de vandalismo em Belém e Polícia Científica realiza perícia no Parque da Cidade

Pista de skate recém-inaugurada foi pichada; perícia busca identificar autores e dimensionar os danos

Após os recentes atos de vandalismo registrados na Feira do Açaí e na Ladeira do Castelo, mais um espaço público recém-inaugurado em Belém foi alvo de depredação. Desta vez, a pichação foi identificada na pista de skate do Parque da Cidade, localizado no bairro do Marco, uma das principais obras entregues pelo Governo do Pará em 2024.

Na manhã desta segunda-feira (7), peritos da Polícia Científica do Estado do Pará (PCEPA) estiveram no local para realizar um exame técnico de danos ao patrimônio, solicitado pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA). O objetivo é levantar informações que ajudem na investigação criminal e na identificação dos responsáveis pela ação.

Segundo o diretor-geral da PCEPA, Celso Mascarenhas, “a perícia de danos ao patrimônio é um procedimento fundamental para mensurar os prejuízos, identificar a autoria e embasar juridicamente eventuais responsabilizações”. A ação, de acordo com ele, é importante tanto em inquéritos policiais quanto em disputas judiciais que envolvam dano a bens públicos ou privados.

O perito criminal Alberto Seabra, responsável pela análise no local, explicou que será emitido um laudo pericial no prazo de até 10 dias úteis, podendo ser prorrogado dependendo da complexidade do caso. “Esse procedimento vai ajudar na elucidação dos fatos, oferecendo elementos técnicos e objetivos para o inquérito”, afirmou.

A ocorrência acende um novo alerta em Belém para os desafios da conservação dos espaços urbanos recém-requalificados. O Parque da Cidade, assim como a Feira do Açaí, representa um esforço de revitalização de áreas simbólicas e de uso coletivo, que vêm sendo alvos recorrentes de depredação.

A Polícia Científica, por meio do Núcleo de Crimes Contra o Patrimônio (NCCP), segue à disposição para realizar exames quando os danos deixam vestígios e há necessidade de comprovação. A atuação é feita mediante solicitação oficial de autoridades como delegados, promotores e juízes.

LEIA TAMBÉM:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar