NOTÍCIASREGIONAL

Mais de 1,3 mil autuações foram feitas por equipes do Detran no fim de semana

No último fim de semana da Operação Verão 2020, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) registrou 1.352 autuações, incluindo 73 por condução de veículos sob influência de álcool e 21 prisões por alcoolemia até o início da noite de domingo, 2.

A maioria das ocorrências foi registrada nos municípios de Salinópolis, no nordeste paraense, onde duas pessoas foram apresentadas à autoridade policial por desacato, e também no município de Barcarena, no Baixo Tocantins. A ação do órgão prossegue até esta segunda-feira, 3.

Dados – Os dados parciais do Detran apontam que as infrações mais cometidas foram condução de motocicleta sem capacete, transitar com o farol apagado nas rodovias, veículo circulando com licenciamento anual em atraso, direção sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda sob a influência de álcool.

Até o início da noite de domingo, nove acidentes – que deixaram danos materiais – foram registrados na rodovia BR-316, sendo um capotamento no KM-17 e outro no KM-09, onde o condutor estava dirigindo após ingestão de bebida alcoólica.

A participação do Detran na Operação Verão, iniciada no último dia 27 de junho, contou com mais de 230 agentes, distribuídos por 35 municípios com o objetivo de garantir um veraneio seguro e consciente para todos, além de assegurar as medidas de enfrentamento à Covid-19.

Barreiras – As ações de fiscalização foram intensificadas, principalmente nas estradas e vias de acesso às praias e demais balneários do Estado, com barreiras de orientação, verificação de condições veiculares, averiguação de equipamentos – exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) -, ações da Operação Lei Seca, de combate à associação entre álcool e direção, e prevenção de acidentes no período de férias.

Em conjunto com os demais órgãos de segurança do Estado, as equipes do Detran realizaram, diariamente, a retirada de banhistas da praia do Atalaia, em Salinópolis, em cumprimento ao decreto municipal que permitia a permanência no local até 19 horas, como medida de prevenção à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Orientação – Paralelamente às ações de fiscalização, durante todo o mês de julho os agentes de educação também realizaram trabalhos de orientação e conscientização em quatro municípios: Salinópolis, Marabá, Santarém e Belém, especificamente no distrito de Mosqueiro.

As blitzen educativas foram realizadas em pontos de maior fluxo para alertar condutores sobre os principais fatores de risco no trânsito, como alcoolemia (dirigir com o nível de álcool no sangue acima de 0,33 mg/L), uso do celular ao volante e velocidade excessiva.

Fonte: Agência Pará

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar