INTERNACIONALNOTÍCIAS

Maduro e esposa serão julgados pela Justiça dos EUA em tribunal de Nova York, diz procuradora-geral

Pam Bondi afirma que presidente venezuelano e Cilia Flores foram denunciados por narcoterrorismo e tráfico de drogas

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, anunciou neste sábado (3) que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, será julgado pela Justiça norte-americana em um tribunal de Nova York. Segundo ela, a denúncia também inclui a esposa do presidente, Cilia Flores.

De acordo com Bondi, Maduro e Flores foram formalmente acusados pela Procuradoria-Geral dos EUA no Tribunal do Distrito Sul de Nova York, uma das principais cortes federais do país. A procuradora não informou a data do julgamento, afirmando apenas que o processo terá início “em breve”.

Entre as acusações apresentadas estão:

  • Conspiração para narcoterrorismo;
  • Conspiração para importação de cocaína;
  • Posse de metralhadoras e dispositivos explosivos;
  • Conspiração para posse de metralhadoras.

“Em breve, eles enfrentarão toda a severidade da justiça americana em solo americano, em tribunais americanos”, declarou Pam Bondi durante o anúncio.

A procuradora-geral, no entanto, não informou o paradeiro de Nicolás Maduro e de sua esposa, nem confirmou se ambos já foram levados para os Estados Unidos.

Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em uma publicação nas redes sociais que forças norte-americanas realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela e capturaram Maduro. A declaração, porém, ainda não foi acompanhada de detalhes oficiais sobre a operação ou confirmação por organismos internacionais.

O governo venezuelano segue afirmando que desconhece o paradeiro do presidente, e a vice-presidente do país, Delcy Rodríguez, já havia exigido uma prova de vida de Maduro e de Cilia Flores.

O caso provoca forte repercussão internacional e amplia a tensão diplomática entre Estados Unidos e Venezuela. Até o momento, não há confirmação independente sobre a situação física ou localização do presidente venezuelano.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar