Justiça obriga candidato Antônio Doido a remover postagens com fake news contra prefeito Daniel Santos
Decisão garante direito de resposta a Daniel Santos, que rebateu as acusações e destacou avanços em saneamento, saúde e educação em Ananindeua.
A Justiça determinou a retirada de todas as postagens com fake news, ataques e calúnias feitas pelo candidato à prefeitura de Ananindeua, Antônio Doido (MDB), indicado pelo governador do Pará, Helder Barbalho, contra o atual prefeito e candidato à reeleição, Daniel Santos (PSB). Em sua decisão, o tribunal concedeu direito de resposta a Daniel Santos, ressaltando que a propagação de informações falsas compromete o debate democrático e pode configurar crime.
Em seu direito de resposta, Daniel Santos criticou a postura de Antônio Doido e destacou os avanços alcançados em sua gestão:
“É lamentável que o espaço reservado ao debate de ideias seja utilizado para a propagação de fake news. A Justiça reconheceu que nosso opositor mentiu”, afirmou.
Santos aproveitou a oportunidade para reforçar os resultados positivos de sua administração:
- 11 posições conquistadas no ranking de saneamento;
- 1º lugar nacional em cobertura do programa Saúde da Família;
- 2º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) estadual;
- A cidade com a menor taxa de analfabetismo da região Norte.
Com o apoio de Helder Barbalho, Antônio Doido enfrenta agora o desafio de ajustar sua campanha após a decisão judicial, enquanto Daniel Santos segue utilizando seus feitos como base para sua reeleição.