NOTÍCIASPOLÍTICAREGIONAL

John Kerry diz que a Amazônia ‘pertence a todos’

O assessor especial dos Estados Unidos para o clima John Kerry reuniu-se com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e disse que a Amazônia é “um teste para toda a humanidade” e que esse “tesouro extraordinário pertence a todos”. A reunião aconteceu na terça-feira 28. O norte-americano considera uma “necessidade” fazer investimentos em “projetos para conter as mudanças climáticas no Brasil”, como mitigação e adaptação climática

A oposição teme que o governo Lula esteja colaborando com uma articulação internacional para impossibilitar que o Brasil desenvolva a Amazônia de forma sustentável. A ministra do meio ambiente, Marina Silva, considera que o apoio internacional não conflita com a defesa da soberania nacional sobre a Amazônia.

“Nossa soberania impõe responsabilidade”, afirmou Marina. “Entendemos o caráter da Amazônia de equilíbrio do planeta, mas temos a clareza da soberania sobre esse território e buscamos ajuda. Mas uma ajuda soberana, com a qual queremos compartilhar a responsabilidade da proteção em bases econômicas, tecnológicas, de recursos. E compreendendo que é um esforço de proteção das florestas do mundo.”

Kerry alegou que, se a Amazônia não for protegida, “não conseguiremos manter a temperatura do mundo desta maneira”. A ministra afirmou que o governo Lula tem compromisso de acabar com o desmatamento na região até 2030, mas respondeu a Kerry que a Amazônia pertence ao Brasil.

“Entendemos o caráter que a Amazônia tem sobre o equilíbrio do planeta, mas temos a clareza da soberania sobre esse território.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar