Joe Biden é o novo presidente dos EUA, apontam agências de notícias americanas
O democrata Joe Biden foi eleito presidente dos Estados Unidos nesta sábado, 7, e venceu Donald Trump após conquistar os votos de 273 delegados. Ele precisava de pelo menos 270. O republicano terminou a corrida eleitoral para a Casa Branca com 213 votos. Os principais veículos e agências de notícia dos Estados Unidos declaram a vitória de Biden com base em projeções
A vitória de Biden veio de forma apertada, mas foi possível após um bom desempenho em estados como Wisconsin e Michigan , conhecidos como “campos de batalha” pela grande disputa que eles tiveram entre os dois candidatos.
Pensilvânia – O democrata Biden ultrapassou Trump em Geórgia e na Pensilvânia, estados decisivos para avançar na disputa. O presidente recorreu à Justiça para contestar a contagem de votos que aponta para Biden com a vantagem nas eleições. Biden conseguiu virar os votos na apuração na Geórgia , um estado considerado conservador e republicado desde a década de 1990.
A Pensilvânia é o estado natal de Joe Biden e foi decisiva na apuração, porque tem 20 delegados eleitorais, e Biden ganhou nesse estado.
No início da apuração das urnas, Biden começou em desvantagem e chegou a ficar atrás de Trump. Isso porque seu eleitorado, que votou majoritariamente pelo correio, teve demora maior para que seus votos fossem contabilizados.
A vitória de Biden foi declarada neste sábado, 7, pela rede CNN e o jornal The New York Times, após mais de três dias de indefinição dos resultados. O resultado oficial pode demorar ainda mais para ser conhecido, e a expectativa é de que haja uma batalha judicial no país
Fonte: Último Segundo/ IG



