Inspiração: Menino com síndrome de Down vai expor obras em Paris
João Elyo Araújo Castro tem apenas 11 anos, mas terá uma expressiva participação em uma exposição de obras no Museu do Louvre, em Paris, na França. O menino, que possui síndrome de Down, é da cidade de Esperantina, no Piauí, e pinta desde os 9 anos de idade.
Segundo críticos de arte, suas obras chamam atenção pelos traços criativos e pelo casamento das cores, que se adequam umas às outras, formando harmonias muito interessantes.
Belém – João Elyo é uma promessa artística e já participou de outras exposições. Em 2019, quando tinha 9 anos, ele esteve em sua primeira exposição no Theatro 04 de Setembro, em Teresina, no Piauí, e em 2020, teve suas obras expostas em prédios na capital paraense.
No Museu do Louvre, João Elyo participará de uma exposição de três dias no mês de abril, onde poderá expor suas obras no estilo “expressionista abstrato e geométrico”, além de participar da publicação de um livro que terá sua biografia.
Filho da professora Elenilza Sousa e do auxiliar administrativo Jailson Castro, o menino só vai conseguir participar da exposição porque teve os custos da viagem a Paris cobertos com uma vaquinha online da plataforma VOAA.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o pequeno artista aparece com a mãe para agradecer a ajuda. O valor arrecadado na internet será usado para passaporte, hospedagem, transporte e alimentação do menino e dos pais, que o acompanharão na viagem.
Segundo a mãe do menino, seus primeiros registros de pintura foram notados pelos pais em pisos, móveis e paredes de sua casa. A partir de então, o artista não parou de desenvolver sua técnica e inová-la a cada dia. A participação na mostra do Museu do Louvre será mais um passo em direção ao sonho do menino de se tornar um grande artista.
Com informações Observatório 3º setor*



