NOTÍCIASParáREGIONAL

Inflação de fevereiro sobe 1,31% e tem maior alta para o mês desde 2003

Aumento foi impulsionado pela alta na conta de luz e reajustes escolares; IPCA acumula 5,06% em 12 meses, acima do teto da meta.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 1,31% em fevereiro de 2025, sendo a maior variação para o mês desde 2003, quando atingiu 1,57%. O aumento foi impulsionado pela elevação de 16,80% no preço da energia elétrica, revertendo a queda de janeiro, e pelo reajuste das mensalidades escolares, que subiram em média 7%.

Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 5,06%, acima do teto da meta de inflação de 4,5%. Em fevereiro de 2024, a variação foi de 0,83%. Se a energia elétrica fosse desconsiderada, a inflação do mês teria sido de 0,78%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Principais influências na inflação

O setor de educação teve impacto relevante, com alta de 4,7% no mês. Sem considerar esse grupo, o IPCA teria ficado em 1,10%. Entre os produtos com maiores altas estão o ovo de galinha (15,39%) e o café moído (10,77%), influenciados pela exportação e por problemas climáticos. Em contrapartida, itens como batata-inglesa, arroz e leite longa vida registraram queda nos preços.

No setor de transportes, o índice subiu 0,61%, desacelerando em relação a janeiro. O aumento da gasolina (2,78%) foi um dos principais impactos na inflação, reflexo do reajuste do ICMS, que também elevou os preços do diesel (4,35%) e do etanol (3,62%). Apenas o gás veicular apresentou redução.

Projeções para os próximos meses

Analistas apontam que os fatores que pressionaram a inflação em fevereiro foram pontuais e não devem se repetir com a mesma intensidade. A estrategista de inflação da Warren Investimentos, Andréa Angelo, projeta que o IPCA de março fique em torno de 0,50%, com desaceleração nos preços dos alimentos.

Por outro lado, o economista Matheus Dias, do FGV Ibre, alerta que a inflação de serviços pode continuar pressionando o índice nos próximos meses. Ele estima que a inflação termine o ano entre 5,5% e 6%, com risco de novos impactos do câmbio e da política fiscal.

INPC também registra alta

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias de menor renda, subiu 1,48% em fevereiro, também marcando a maior variação para o mês desde 2003. Em 12 meses, o INPC acumula alta de 5,2%.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar