Infectologista alerta que variação do coronavírus, P1, é muito mais letal
O infectologista Átila Iamarino disse em live na sexta-feira, 5, que a variante P1 do coronavírus é absurdamente mais transmissível e letal, e contamina até quem já pegou o vírus anteriormente. Imunidade “de rebanho” foi pro espaço e ela só existe com vacina.
Manaus, capital do Amazonas, foi determinante pro vírus mutar, porque virou uma sopa de gente contaminada, sem máscara, sem cuidados onde o vírus teve liberdade de treinar suas habilidades. Antes da P1, outras variantes mais fracas sucumbiram. Temos uma variante que é tipo o chefão da fase dois.
Nem em nossos sonhos mais aterrorizantes imaginávamos que seria capaz de se criar a mutação de uma doença que pode arrebentar, ainda mais, o planeta Terra.
“Vacinação é fundamental contra a Covid-19. Mas mesmo se tivéssemos doses à vontade para distribuir, hoje, o processo leva alguns meses, entre doses e resposta imune. Agora faz um exercício mental e imagina o que é passar dois meses com 3 mil mortes por dia. Por isso precisamos fechar”, alertou.