
Em 2025, a Igreja Católica no Brasil intensifica sua atuação ambiental com o lançamento de uma identidade visual voltada à Conferência do Clima da ONU (COP 30), prevista para novembro, em Belém. A iniciativa ocorre no contexto da Campanha da Fraternidade, que neste ano trata das questões ambientais.
A identidade “Igreja Rumo à COP 30” foi apresentada em março e incorpora elementos visuais relacionados à ecologia e à justiça climática. O centro da imagem é composto por uma cruz, representando a fé cristã e o compromisso com a preservação da vida no planeta. As cores têm significados definidos: amarelo representa luz e conversão; azul, a água como fonte de vida; verde, a biodiversidade; e marrom, a terra e as populações vulneráveis.

Segundo a designer Michelle Monteiro, da Casa Galileia, responsável pela criação da identidade, “Imaginei um caminho para a identidade que conectasse o compromisso da Igreja com a justiça climática, na ideia de que somos um com ela e estamos agindo em comunhão com toda a Criação”.
Ainda de acordo com Michelle, “A paleta de cores e os ícones que formam as texturas, são propositalmente bem coloridos e alegres como somos aqui no Brasil. Os debates sobre mudanças do clima cada vez mais estão tensos, e precisamos renovar nosso compromisso a partir da alegria do povo, das comunidades e da esperança”.
A marca pretende envolver comunidades e incentivar a participação em ações ambientais antes e durante a COP 30. A expectativa é que a nova identidade fortaleça a presença da Igreja nos debates sobre mudanças climáticas e contribua para ampliar o diálogo entre religião e meio ambiente.
“Que a unificação dos elementos seja um convite a todos e todas para se conectarem com a mensagem dessa marca que construímos”, concluiu a designer ao Vatican News.
Conteúdo relacionado: